Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 31, 2009

AS ESCOLAS EVANGÉLICAS E O ENEM

Do primeiro ENEM até hoje muito mudou. Na concepção inicial, o desempenho do aluno concluinte do Ensino Médio era medido pela leitura, reflexão e expressão de suas idéias, e não pela competição baseada no acúmulo de conhecimentos que não estão ao acesso de todos em nossa sociedade. Perdido o objetivo inicial, não vejo demérito algum que as escolas evangélicas não estejam entre as primeiras colocadas no ranking do MEC. Afinal, creio que o ensino nessas escolas vise (ou deva visar) a formação do aluno como ser integral, desenvolvendo-lhe mente, corpo e alma segundo os preceitos cristãos. Se, ao lado disso, a escola alcançar uma boa colocação no ENEM, ótimo. Mas que cuide para que essa posição seja uma conseqüência e não o objetivo da formação escolar. (Rísia de Barros Coelho , Belém-PA - PA)
Fonte:Agencia Soma

EDUCAÇÃO TEOLÓGICA:ESCOLAS CONFISSIONAIS SEGUNDO O ENEM

Dos 10 melhores colégios do Enem 2008, 4 têm nomes de santos católicos: São Bento (Rio de Janeiro, primeiro lugar, com nota 80,58), Santo Agostinho (Belo Horizonte, quarto lugar, 76,43), Santo Inácio (Rio de Janeiro, sétimo, 76,09) e Santo Agostinho (Rio de Janeiro, 9º lugar, com nota 75,97). Quem vai até o 21º lugar (numa lista com os 1.917 melhores colégios, 10% do total) também não encontra nenhuma escola protestante, mas estão lá: Santo Inácio novamente (Rio de Janeiro, 75,92), Instituto Dom Barreto (Teresina, 75,5) e Santo Agostinho (Rio de Janeiro, 74,71, e Belo Horizonte, 74,62)

A melhor escola confessional protestante é o Colégio Sinodal, sediado em São Leopoldo, RS, e ligado à Rede de mesmo nome da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. A unidade ficou na posição 71 do ranking, com nota 71,63, atrás de mais de uma dezena de instituições católicas, mas à frente do tradicional Colégio Marista São José, do Rio de Janeiro, que teve nota 71,46, e ficou na posição 75. A Rede…