quinta-feira, 19 de março de 2009

HARPA CRISTÃ-algumas melodias são de canções folclóricas inglesas.

VOCÊ JA SABIA QUE:HINOS DE AUTORIA DO PR.P.L.M.7 hinos (Apenas a letra - a música já existia)? CONFIRA ABAIXO:
144-Vem à Assembléia de Deus
LITTLE BROWN CHURCH IN THE VALE
(Church in the Wildwood)
Música: William S. Pitts, 1857

205-Graça, graça
Canção folclórica inglesa: MY BONNIE IS OVER THE OCEAN

374-Vida abundante
Melodia Italiana

512-O amor inesgotável
Mesma melodia do hino 135 - O Nome precioso
Música: Mrs C. H. Morris

517-Cura divina
Mesma melodia do hino 178 - Gloriosa paz
Música: Haldor Lillenas, 1914

518-Salva-vidas
Mesma melodia do hino 122 - Fogo Divino
Música: Geo. C. Stebbins

523-Cristo, a fonte escondida
Mesma melodia do hino 483 - Ora vem Jesus
Música: Mrs C. H. Morris

HOMENÁGEM AO PR.PAULO LEIVAS MACALÃO


Biografia

Nasceu na cidade de Livramento, RS, a 17 de setembro de 1903. Filho do general João Maria Macalão e de D. Joaquina Jorgina Leivas Macalão. Recebeu sua educação inicial no Colégio Batista, no então Distrito Federal, e completou seu curso colegial no Colégio D. Pedro II. Era desejo de sua família que seguisse a carreira militar, e ele concordava, pois estava resolvido a entrar mesmo no Colégio Militar de Realengo, para seguir a carreira de seu pai. O curso de sua vida, no entanto, estava sendo orientado por Deus, Converteu-se em 5 de abril de 1924, sendo batizado a 3 de novembro do mesmo ano. Por essa razão, deixou de lado a carreira militar e dedicou-se à tarefa de expressar o seu amor à causa evangélica, seguindo o glorioso ideal de ganhar almas para o reino de Deus.

Não foi fácil para o jovem Paulo seguir os passos iniciais de sua nova carreira, porque encontrou os primeiros obstáculos entre os seus. Sua família, sentindo que este era o seu destino e que esta era a vontade de Deus, cedeu diante da fé inabalável do jovem crente.
Paulo Macalão começou sua campanha de evangelização nos subúrbios da zona rural, passando por Realengo, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Marechal Hermes, bem como nos arredores do Estado do Rio de Janeiro, como Petrópolis e Niterói.
Os resultados não demoraram a chegar: um número de congregações foi estabelecido com o fim de salvar aqueles que estavam sem esperança, jazendo na incredulidade, levando-os à segurança da fé.
A 17 de agosto de 1930, o missionário Gunnar Vingren, que era o pastor da igreja no Rio de Janeiro, aproveitando a visita ao nosso país do missionário Lewi Pethrus, da Suécia, consagrou Paulo Leivas Macalão ao ministério da Palavra de Deus.
Bangu foi a localidade escolhida para seu trabalho evangelístico e para a construção do primeiro templo das Assembléias de Deus no Distrito Federal. Esta igreja ficava na rua Ribeiro de Andrade, 65, onde a 17 de janeiro de 1934, casou-se com Zéliz Brito, nascendo-lhe o único filho, Paulo Brito Leivas Macalão, hoje pastor em Caldas Novas, GO. Mas tarde o trabalho foi transferido para Madureira, bairro em que se estabeleceu a sede da igreja. De lá, espalhou-se para outros Estados, como Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo e, também, Brasília, quando do início da nova Capital Federal.
Por muitos anos, o pastor Macalão foi conselheiro da Sociedade Bíblica do Brasil, e Conselheiro Vitalício da CPAD. Foi presidente do Instituto Bíblico Ebenézer; da Convenção Nacional dos Obreiros de Madureira, e do Conselho Fiscal da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil.
Ainda por longo tempo, foi membro do Comitê Internacional que planeja as Conferências Mundiais Pentecostais, em Dallas, Texas, representando o Brasil, quando teve ocasião de fazer vibrante pregação.
Visitou igrejas na Inglaterra e na Suécia, inclusive a Igreja Filadélfia em Estocolmo. Em Springfield, Missouri, quando da sua visita oficial à Sede Central das Assembléias de Deus na América do Norte, foi ali diplomado.
Recebeu também o título de cidadão do antigo Estado da Guanabara.
Corrigiu e ampliou a Harpa Cristã em sua última edição.
Passou a estar com o Senhor no dia 26 de agosto de 1982, aos 79 anos de idade.
Não é possível avaliar o trabalho desenvolvido pela AD em Madureira, que cresce a cada momento em todo o Brasil, mas uma estatística aproximada apontaria cerca de 2500 pastores, 5000 evangelistas, 8000 presbíteros, 11000 diáconos, mais de 3500 igrejas, mais de 3000 congregações, com um total de aproximadamente 3.500.000 membros.
FONTE: História das Assembléias de Deus no Brasil, CPAD, 2ª edição, 1982.

HISTÓRICO DA HARPA CRISTÃ


Abaixo vídeo e histórico escrito sobre a harpa cristão-Hinário Pentecostal.
História de um dos maiores símbolos da Igreja Pentecostal. A Harpa Cristã, nos dias de hoje, pode ser encontrada nas igrejas e lares por todo o país, levando o valor do trabalho de diversos homens e mulheres de Deus que compuseram belos e inesquecíveis hinos para a glória do Senhor.

A Harpa Cristã tem mais de 600 hinos.
Veja quanta história desconhecemos.
E isso sem falar das biografias!

1.
Quando um garoto de 17 anos, ferido em batalha e à beira da morte, está nos seus momentos finais de agonia e pede para que alguém ore por ele antes que tudo se acabe, quem vai orar tem um encontro com Deus exatamente no momento em que está orando pelo rapaz. Desta forma, quem ora se converte e quem morre consegue arrempedimento e conversão a tempo. Este personagem, que em razão disto se tornou um dos evangelistas mais conhecidos dos Estados Unidos, produziu hinos da Harpa Cristã que são cantados até os dias hoje!

2.
Ficou noivo duas vezes. As duas noivas faleceram. A mãe fica doente e não tem condições de vê-la porque existe um oceano separando ambos e ele não tem dinheiro para ir visitá-la. Escreve uma poesia para confortá-la. Para completar, morre afogado no Canadá. Um homem justo, que depois de sofrer tantas desventuras só tinha um objetivo: ajudar órfãos, viúvas e desamparados. A poesia escrita para sua mãe, com o objetivo de encorajá-la, tornou-se o hino favorito de milhões de cristãos ao redor do mundo e se encontra em quase todos os hinários evangélicos. Ele está traduzido em mais de vinte idiomas! E como não poderia deixar de ser, também faz parte da Harpa Cristã!

3.
Durante a noite, uma senhora e seus três filhos que estavam dormindo na casa de parentes, morrem em decorrência das chamas de um incêndio, vindo a falecer os quatro. Que tragédia! O marido desta senhora, arrasado, muito triste, desesperado, porém, servo do Deus vivo, é confortado e encorajado. Mesmo diante de tanta adversidade consegue compor um hino tão lindo!

4.
Ele nasceu em Cafarnaum da Galiléia, em Israel, em 1910, não se casou e nunca teve sequer namorada. Vivo até os dias de hoje, portanto com 97 anos. Não, não é uma "simples vida". É, praticamente, um século de inteira dedicação a Deus!

5.
Certo domingo à tarde, vagueava um homem pelas ruas da cidade de São Paulo. Depois de haver bebido o dia todo, (como dizem, "tomado todas"), deitou num dos bancos da Praça. Quando despertou já era noite. De longe lhe vinha aos ouvidos o cântico de um hino! Era o hino que ele mesmo havia composto! Daquela noite em diante sua vida não seria mais a mesma. Foi fiel ao Senhor até o fim da sua vida. Deus deu-lhe inspiração para compor um hino (louvor) que se destinava não só à conversão de outros como também a sua própria conversão.

6.
Uma garota pobre, de 14 anos de idade, filha de um bêbado, falta a uma reunião evangélica pelo fato de estar com pneumonia. Dez dias depois vem a falecer em razão da doença. Esses acontecimentos já englobam elementos suficientes para inspirar a composição de um hino.

7.
Em 1851 um homem compõe uma canção com palavras do dialeto utilizado pelos escravos americanos, como se fosse um negro cantando com saudades da sua família que havia sido deixada na velha plantação, passando a impressão de que alguém está longe de casa e separado da sua família.
Para um missionário que está longe de casa, conhece a melodia (folclórica) e está em terra estranha e, evidentemente, com saudades da família todas as condições ideais para criar um texto de hino estão reunidos num lugar só. Resultado: um hino famoso, que é cantado até hoje.

8.
Fazia apenas um mês que aquela pessoa era crente e estava muito triste porque teve pouquíssimo tempo para servir ao Senhor. Ele disse: "Não tenho medo de morrer. Jesus me salva agora." Este acontecimento foi motivo de inspiração de um hino, saiba qual.

9.
Um Pastor tem um compromiso para pregar porém, sua esposa está muito mal. Ele hesita em ir ou não ir à igreja. Diante da situação, seu filho, um garotinho ainda, faz a seguinte pergunta: "Pai, se Deus quer que o Senhor vá pregar, Ele não pode cuidar da mamãe enquanto isso?." Dessa forma, surgiu a inspiração para compor um hino muito conhecido da Harpa Cristã. A senhora que estava na cama, muito doente, começa a orar, pensando nas palavras do seu filho e, enquanto seu marido está na igreja, compõe a letra do hino. Quando ele retorna ela já está melhor, o hino completamente escrito em forma de poesia e o pastor compõe a música. FONTE:Site Meter© Copyright 2008 - All rights reserved.Harpa Cristã - Fragmentos Históricos

quarta-feira, 18 de março de 2009

AVC-ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

O acidente vascular cerebral (AVC) é um grande causador de mortalidade em nosso país, creio que o maior fator é a falta de vigilância na aferição de pressão arterial por parte de pacientes e de profissionais de saúde, a assistencia ao AVC devia ser profilática , más, infelizmente não é, o que tem causado um incontável número de óbitos no setor público de saúde.Rev.Francisco S.Campos

Introdução ao Acidente Vascular Cerebral

Acidente Vascular Cerebral O AVC resulta da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas.

As causas mais comuns são os trombos, o embolismo e a hemorragia.

Apresenta-se como a 2ª causa de morte no mundo. O AVC é a principal causa de incapacidade neurológica dependente de cuidados de reabilitação e a sua incidência está relacionada com a idade.

Irão ser focados aspectos relativos da patologia, tais como, epidemiologia, causas de AVC, factores de risco, fisiopatologia, tipos de AVC, manifestações clínicas, complicações…

Definição

A definição de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Dicionário Médico é uma manifestação, muitas vezes súbita, de insuficiência vascular do cérebro de origem arterial: espasmo, isquemia, hemorragia, trombose (Manuila, Lewalle e Nicoulin, 2003).

Acidente Vascular Cerebral é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. As manifestações clínicas subjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local e extensão exacta da lesão (Sullivan, 1993).

Epidemiologia

O AVC é uma ameaça à qualidade de vida na velhice não só pela sua elevada incidência e mortalidade, mas também pela alta morbilidade que causa, implantando-se frequentemente em pessoas já com problemas físicos e/ou mentais (Resck, Botelho, Herculano, Namorato, Freire, 2004; William Pryse-Phillips, 1995). Também afecta na sua maioria aos idosos, mas existe uma percentagem de 20% dos AVC’s que ocorre em indivíduos abaixo dos 65 anos. É uma patologia que atinge mais a raça negra, especialmente a faixa etária mais jovem (Sullivan)

© AcidenteVascularCerebral.com Design by: styleshou

DÊ COMIDA AOS PEIXES CLICANDO NA SUA FRENTE

PARCERIA COM NOSSO BLOG

MENSAGENS

RECOMENDO 2





HOLOFOTE

MINISTÉRIO CESAR AQUINO
Estudos Bíblicos, Conheça a Bíblia, Apóstolos do Século XXI e muito mais...

MENSAGEM DO ADMINISTRADOR

QUE O DEUS ETERNO ENCHA TUA VIDA E TEU CORAÇÃO DE PAZ E ALEGRIA E BENÇÃOS SEM FIM .ESTA É A MENSAGEM DO MINISTÉRIO SEMENTES DA FÉ VERDADEIRA. DO REV.FRANCISCO DE SIQUEIRA .

SAIBA :NINGUÉM TE AMA COMO JESUS TE AMA,VOCÊ NÃO ESTÁ AQUI POR ACASO, CREIA.

PROCURE -NOS ,AMAMOS VOCÊ E JESUS TAMBÉM.
ENVIE-NOS SEU COMENTÁRIO TEREMOS PRAZER EM RESPONDÊ-LO.
PR.FRANCISCO DE SIQUEIRA CAMPOS.

Contra dengue

LOGOTIPO DE NOSSA IGREJA

LOGOTIPO DE NOSSA IGREJA
AQUI ADORAMOS A DEUS EM ESPÍRITO E VERDADE!

CURIOSIDADES BÍBLICAS - leia:

P: Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo? R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas. P: Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação? R: Lamentações, Jonas e Naum. P: Qual o menor livro da Bíblia? R: II João (possui somente 13 versículos). P: Qual o maior livro da Bíblia? R: Salmos (possui 150 capítulos). P: Qual o menor capítulo da Bíblia? R: Salmo 117 (possui 2 versículos). P: Qual o maior capítulo da Bíblia? R: Salmo 119 (possui 176 versículos). P: Qual o menor versículo da Bíblia? R: Jó 3:2 (possui 07 letras). P: Qual o maior versículo da Bíblia? R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres). P: Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente? R: 773.693 palavras. P: Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente? R: 3.566.480 letras. P: Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui? R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos. P: Qual é o versículo que está no centro da Bíblia? R:O capítulo que está no centro da Bíblia é o SALMO 118. Antes do salmo 118, há 594 capítulos e depois do salmo 118, há 594 capítulos = 1188 capítulos. exatamente o versículo do salmo 118:8, ele diz: É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem. P: Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus? R: Ester e Cantares de Salomão. Curiosidade de Gênesis P: Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas? R: Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4:19. P:Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado? R: Jabal. Gênesis 4:20. P: Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta? R: Jubal. Gênesis 4:21. P: Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo? R: Melquisedeque. Gênesis 14:18. P: Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia? R: Sara. Gênesis 23:1. P: Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando? R: Gênesis 24:11. P: Quais os nomes dos filhos de Abraão? R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25:2,9. Curiosidades de Êxodo P: Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho? R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2:8,9,10. P: Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue? R: Moisés. Êxodo 4:24,25. P: Qual o sobrinho que se casou com a sua tia? R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6:20. P: Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois? R: Êxodo 15:23,24,25. P: Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente? R: Êxodo 21:27. P: Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo? R: Êxodo 23-20,21. Curiosidades de Números P: Qual rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado para os amaldiçoar? R: Balaque, rei de Moabe. Números 22-5,6,12 + Números 23:11,12. P: Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro? R: Balaão. Números 22:25. Curiosidades Gerais • A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. • O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção. • Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros. • O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías. • No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto. • A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente. • A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos. • Vamos Ler a Bíblia? A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia. • Tradução: Você sabia que das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos? • O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.; • Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo; • É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais; • Foi a primeira obra impressa por Guttenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas; • A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus; • A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica; • Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes; • A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur; • Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional; • A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325). • A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22) • Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5) • O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13:18, João19:25) • O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16) • A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola. • Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17) • O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2:4) • A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2) • Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19) • O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias. (Isaías 8:3-4) • Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento? (Hc 2:4; Jz 9:16, 9:19; e 1Sm 21:5) • Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes? • Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes. • O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9. • O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13. • O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio. • Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS. • A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia. • A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento. • Sobre os Livros Bíblicos: O Velho Testamento foi escrito em Hebraico, enquanto que o Novo Testamento foi originalmente escrito em Grego. Nenhum dos 66 livros da Bíblia recebeu qualquer título na época em foram escritos. Os títulos vieram muitos anos depois que os mesmos já estavam circulando. • Sobre os Livros Bíblicos - II: Os livros de Filemom, II João, III João, Judas e Obadias possuem apenas 1 capítulo cada um. Já os livros das Lamentações, Jonas e Naum terminam com um ponto de interrogação. Os livros de Cantares, Ester e Salomão inexistem a palavra "Deus". • Sobre os Livros Bíblicos - III: Algumas passagem bíblicas destacam alguns problemas atuais como a conservação da natureza (Deuteronômio 20-19) e os problemas decorrentes do trânsito pesado e veloz, dos cruzamentos entre ruas e os faróis de carros (Naum 2:4). A Bíblia também relatava a invenção de máquinas muito antes da Revolução Industrial (II Crônicas 26:15). • Vale a pena ler de novo: Os Salmos 14 e 53 são idênticos entre si, sendo a única diferença entre eles é a forma em que as palavras foram distribuídas. No Salmo 14 as palavras foram divididas em 7 versículos, enquanto que no Salmo 53, em 6 versículos. • Ocorrência de algumas palavras na Bíblia: Na Bíblia, a palavra "imortal" é encontrada apenas 1 vez (I Timóteo 1-17), enquanto que "Cristão" está registrada somente em 3 ocasiões (Pedro 4:16 / Atos 11:26 / Atos 26:28). Já a frase "Não temais!" aparece 366 vezes ao longo da Bíblia. • Significado de algumas palavras na Bíblia: A palavra "Bíblia" vem do grego "Biblion", que significa simplesmente "livros". Já a palavra "Evangelho" significa "Boa Notícia". Entretanto, os textos bíblicos esta palavra adquire um outro significado, referindo-se à história de Jesus (suas obras, morte e ressurreição) (Mc. 1.1). Finalmente, a palavra "Apocalipse" vem do grego "apocalipto", que significa "tirar o véu" ou "revelação". • Relações Bíblicas Condenáveis: Na Bíblia existem citações curiosas de relacionamentos humanos. Podemos citar que Anrão, pai de Moisés casou-se com sua própria tia (Êxodo 6-20). Já Lameque foi o primeiro bígamo a ser citado na Bíblia, sendo Ada e Zilá o nome de suas esposas (Gênesis 4-19). Já Joquebede, mãe de Moisés, recebeu um salário para criar o próprio filho. (Êxodo 2-8,9,10). • Mulherengo a toda prova: Baraque, um dos comandantes do exército de Israel só iria à batalha se uma mulher fosse com ele (Juízes 4-4, 6, 8, 9). • O mais velho e o mais belo homem bíblicos: O homem que viveu por mais tempo na face da Terra foi, Matusalém, que morreu com 969 anos de idade! (Gênesis 5: 25-27). Já Absalão era o nome de um homem israelita celebrado por sua beleza (II Samuel 14-25). Dono de uma vasta cabeleira, ele cortava seus cabelos no fim de cada ano, pois os mesmos muito lhe pesavam (II Samuel 14-25,26). • Estatura de Golias: A estatura do gigante Golias, vencido por Davi, era de seis côvados e um palmo, o que equivale a quase três metros de altura! (I Samuel 17:4). • Sobre o Rei Salomão: Deus apareceu duas vezes ao rei Salomão (I Reis 11-9). Isto fez com que ele compusesse ao todo 1005 cânticos de louvor a Deus e escrevesse 3000 provérbios! (I Reis 4:32). • Sobre o Dilúvio: Segundo a Bíblia, o dilúvio não foi apenas uma grande chuva, mas foi a primeira chuva que veio sobre a terra. (Gn 2:6 ; 7:4). Por causa da imensa quantidade de água despejada sobre a Terra, Noé passou 382 dias na arca com a sua família e os animais durante o dilúvio.(Gênesis 7:9-11 / 8:13-19). • O poder da oração versus medicina tradicional: O Rei Ezequias teve sua vida aumentada por 15 anos pelo poder da oração (II Reis 20-1, 2, 3, 4, 5, 6). Em contrapartida, dizem que o Rei Asa morreu porque buscou mais aos médicos do que a Deus.(II Crônicas 16:12). • O primeiro aposentado: O primeiro aposentado que relata a Bíblia foi o Rei Joaquim. (Jeremias 52: 33 e 34). • Nome dos Discípulos de Jesus: Os nome dos 12 discípulos de Jesus são (em ordem alfabética): André, Bartolomeu, Filipe, João, Judas Iscariotes, Judas Tadeu, Mateus, Simão (o Zelote), Simão Pedro, Tiago (filho de Alfeu), Tiago (filho de Zebedeu) e Tomé, (Mateus 10-2, 3, 4). Pedro e João, os apóstolos que mais faziam milagres, eram incultos e totalmente analfabetos (Atos 4:13). Mesmo assim, conquistaram a admiração de muitos pela intrepidez e autoridade que exerciam, mesmo sendo iletrados. • Para todo mundo ler: Na cruz em que Jesus foi crucificado, escreveu-se "Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus", em três idiomas diferentes: Hebraico, Latim e Grego. (João 19-19, 20). • Sobre Maria Madalena: Maria Madalena foi a primeira pessoa para a qual Jesus apareceu após a sua ressurreição. (Marcos 16-9). Curiosidade do Novo Testamento • A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes. • A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano! • No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31. • Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira. Fonte: www.idbpa.net